19/07/2019

Parlamento Regional discute educação em Nova Pádua

Educação foi a pauta da reunião do Parlamento Regional realizada nesta sexta-feira (19/07), na Câmara Municipal de Nova Pádua. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Parlamento Regional, a vereadora de São Marcos, Patrícia Camassola, com a presença do presidente do Legislativo de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, e o prefeito municipal, Ronaldo Boniatti.

A reunião contou com parlamentares dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, e dos parlamentares Paduenses Dirceu Gizéria, Jéssica Boniatti, Maico Morandi, Silvino Maróstica, Ildo Stangherlin e Evanite L. Vedana.

Questionamentos foram respondidos pelo diretor da Secretaria Estadual de Educação, Luiz Irineu Schenkel, a coordenadora-adjunta da Coordenadoria Regional da Educação em Caxias do Sul, Eunice Marisa Cioatto, e o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação em Bento Gonçalves, Leonir Olímpio Rasador.

O encontro foi uma oportunidade para vereadores, professores e representantes do Governo do Estado debaterem os problemas enfrentados pelos municípios na educação. Falta e remanejo de professores, fechamento de escolas, municipalização da educação, desinteresse de docentes em lecionar na rede estadual, gestão de recursos, necessidade de transporte de alunos e salário dos educadores foram alguns dos temas tratados.

Após as explanações para o parlamento regional, os representantes da educação do estado se reuniram com os vereadores  Paduenses na sala das comissões para tratar de demandas e assuntos específicos.