01/07/2019

Serra Gaúcha discute soluções para redução de espera por cirurgias de traumatologia

O Parlamento Regional da Serra Gaúcha promoveu um importante e proveitoso debate na tarde de sexta-feira (28), com intuito de buscar soluções para desafogar a fila de espera por cirurgias eletivas de traumatologia na região. O Presidente Legislativo Danrlei Pilatti e a Vereadora Jéssica Boniatti participaram do encontro ao lado de deputados, prefeitos, vereadores, administradores hospitalares e outras autoridades da área.

Hoje, um elevado número de pacientes aguarda por operações cirúrgicas na área, o que vem causando enormes prejuízos aos cidadãos serranos. O prazo de espera pode chegar a três anos.

Entre as soluções imediatas está o credenciamento do Hospital São Carlos, de Farroupilha. A coordenadora regional de Saúde, Solange Sonda, estima que o processo seja concluído nos próximos meses e, assim, resolva parcialmente as demandas de atendimento. Futuramente, estuda-se a possibilidade do credenciamento de mais um hospital da região.

No período da manhã, foi realizada a reunião mensal do Parlamento Regional, na sala das comissões do Legislativo caxiense. Entre os temas debatidos: segurança pública, implantações da Delegacia da Mulher em Farroupilha e da Delegacia do Idoso em Caxias do Sul, que estarão em um manifesto a ser enviado ao secretário estadual do setor. A área da educação, com o fechamento de bibliotecas pelo governo do Estado e a falta de professores nas escolas, também foi discutida. A próxima reunião está marcada para o dia 19 de julho, às 14h, na Câmara de Nova Roma do Sul.

Crédito das fotos: Gustavo Tamagno Martins