06/06/2023

Câmara entrega Moção de Aplauso à Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA.

No dia 05 de Junho de 2023, foi realizada, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua, a décima sétima Sessão Ordinária de 2023, solenidade que contou com a presença dos vereadores Maico Morandi, Giseli Boldrin Rossi, Deise Bunai, Lino Peccati e Gilnei Smiderle (Progressistas), Antônio Rode (Republicanos), Demétrio Pan e Leandro Martello (MDB), do Prefeito Sr Danrlei Pilatti, da Secretária da Educação Sra Jocenice Panizzon Bernardi, além dos munícipes e servidores do Poder Legislativo.

Iniciada a sessão ordinária, os vereadores debateram sobre assuntos de interesses locais, e aprovaram as seguintes proposições:

PROJETO DE LEI Nº 022, DE 05 DE JUNHO DE 2023: “Autoriza a contratação por tempo determinado de Médico Clínico Geral para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público”

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 001, DE 05 DE JUNHO DE 2023: “Cria a Comissão Especial de Estudos do Plano Municipal de Turismo - PMT”.

Durante a Sessão foi entregue a MOÇÃO nº 04/2023 DE APLAUSOS, de autoria dos Vereadores da Bancada do Progressistas à Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA pelos 10 anos de fundação.

Localizada no interior de Caxias do Sul, na Estrada do Imigrante, 575, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais: Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA).

A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio e os estudantes também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.

Tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes ficam uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à sua família, realizando atividades práticas na propriedade em que moram, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra.

A instituição tem como objetivo promover a formação integral dos jovens e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos, além de estimular uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente. Também valoriza as capacidades de cada um e promove o espírito de iniciativa e criatividade, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e de solidariedade. Na prática, desenvolve ações relacionadas à realidade dos estudantes, buscando apresentar alternativas para a permanência dos jovens no campo com qualificação, desenvolvimento do meio e geração de renda.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 12 de Junho de 2023, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua.