26/07/2022

Câmara entrega o Certificado de Agricultor Destaque do ano de 2022 ao senhor Clóvis Tonet e família.

No dia 25 de Julho de 2022, foi realizada, às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua, a vigésima quinta Sessão Ordinária de 2022, solenidade que contou com a presença dos vereadores Maico Morandi, Giseli Boldrin Rossi, Deise Bunai, Lino Peccati e Gilnei Smiderle (Progressistas), Antônio Rode (Republicanos), Demétrio Pan e Leandro Martello (MDB), e Vinícius Salvador (PSDB), além dos servidores do Poder Legislativo.

Iniciada a sessão, os vereadores debateram sobre assuntos de interesses locais, e nesta semana não aprovaram nenhuma proposição.

Nesta semana também não foi protocolada nenhuma proposição.

Após, às 19 horas, a Câmara Municipal de Nova Pádua realizou Sessão Solene que concedeu o Certificado de  Agricultor Destaque do ano de 2022 ao senhor Clóvis Tonet e família, nos termos do Decreto Legislativo nº 01 de 14 de Junho de 2022, e do Decreto Legislativo nº 02 de 19 de Junho de 2022, após a escolha do homenageado pela comissão designada para este fim.

Neste ano de 2022 a Comissão Especial formada para escolha do homenageado ficou integrada por 05 (cinco) membros com a seguinte composição: Sr. Antônio Rode representando a Câmara de Vereadores, Sr. Willian Heintze representando a Emater/RS-Ascar Nova Pádua, Sr. Gelson Sonda representando a Secretária da Agricultura de Nova Pádua, Sr. Carlos Eduardo Sesti como Fiscal do Meio Ambiente e o Sr. Eder Salvador representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua.

A concessão do Certificado Agricultor Destaque tem o objetivo de valorizar os produtores que buscam melhorar seus resultados de forma continuada e por meio de técnicas agrícolas mais eficientes, através da implantação de programas de conservação ambiental, incentivando e promovendo a sustentabilidade no campo.

Ressalta-se a importância da figura do agricultor que com o esforço de seu trabalho, de sol a sol, promove o desenvolvimento, porque é do suor desses heróis anônimos que sai a energia que movimenta praticamente todos os demais segmentos de nossa economia.

Sem dúvida alguma, o Brasil deve grande parte de sua prosperidade ao produtor: mulheres, homens e jovens que dia após dia, ano após ano, enfrentando todas as diversidades, cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas, vão construindo, em silêncio, a grandeza deste nosso País.

Com relação aos homenageados do ano de 2022, o trabalho na agricultura da família Tonet é um legado trazido há diversas gerações. Clovis Tonet é filho de João Tonet e Adelina Tonello Tonet, agricultores o qual herdou a paixão pelo trabalho no campo, e a propriedade onde produz e cultiva até os dias de hoje. Ivanir Eliane Marin Tonet, nasceu no Travessão Barra, filha de Arlindo Marin e Lurdes Pradela Marin, também agricultores. Hoje Leandro dá continuidade e se dedica nessa sucessão familiar integralmente, e Laís ajuda nos momentos vagos que não está trabalhando no Salão de Beleza.

O cultivo de uvas na família é uma tradição que iniciou há mais de 100 anos atrás com os avós de Clóvis, Senhores Emílio Tonet e Júlia Boz Tonet. Os parreirais foram recebendo constante manutenção, e ao longo do tempo, ampliados. Hoje produzem as variedades de Isabel, Niágara Branca e Rosada, que somam entorno de 120 toneladas ao ano.

Há cerca de 30 anos atrás foi implementado o primeiro aviário, bem como, na mesma época, iniciado o plantio de pomares, sendo um dos primeiros pêssegos produzidos na região, e em seguida, com o plantio de caqui, e por último, há 12 anos atras, o plantio de ameixas. São produzidos, entorno de 90 toneladas de pêssego, 50 de ameixas, e 30 de caqui ao ano. Além da criação de 100 mil fragos ao ano.

Nada mais justo, portanto, que esta Casa reverencie aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, e da agricultura familiar, demonstrando garra e coragem ao transformar sementes em alimentos que energizam o mundo.

A Sessão Solene contou com a presença dos nove vereadores supracitados, do Prefeito Municipal Sr Danrlei Pilatti, do Vice Prefeito Municipal Sr Inácio Sonda, do Secretario Municipal de Obras Sr Celso Chiarani, do Secretario Municipal da Agricultura Sr Gelson Sonda, da Secretaria da Educação, Esportes e Lazer Sra Josenice Panizzon Bernardi, do Representante da EMATER Sr William Heintze, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua Sr Olir Schiavenin, da família do homenageado Sr Clovis Tonet, Sra Ivanir Marin Tonet, Sr Leandro Tonet e Sra Lais Tonet, além dos servidores do Poder Legislativo.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 1º de Agosto de 2022, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Pádua.

Fotos: Câmara Municipal de Nova Pádua e Maicon Pan