Portal Destaque
Ir para conteúdo principal
Logotipo Print
Conteúdo Principal
30/11/2021

Câmara realiza Sessão Simulada dos Vereadores da Bela Idade

...

COMPARTILHAR

No dia 29 de Novembro de 2021, foi realizada, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a quadragésima terceira sessão ordinária de 2021, solenidade que contou com a presença dos vereadores Maico Morandi, Giseli Boldrin Rossi, Deise Rech Fabian, Lino Peccati e Gilnei Smiderle (Progressistas), Demétrio Pan e Leandro Martello (MDB), Francisco Alessi (Republicanos), e Vinícius Salvador (PSDB), além do Prefeito Municipal, Sr Danrlei Pilatti, do Vice Prefeito Municipal, Sr Inácio Sonda, da Vereadora licenciada, Sra Deise Bunai, de Munícipes e dos servidores do Poder Legislativo.

Antes, às 18 horas, a Câmara realizou a Sessão Simulada dos Vereadores da Bela Idade, conduzida pelo Padre José Mussoi. Neste ano os vereadores da Bela Idade foram representados por dois partidos fictícios:

Partido Democrata Paduense (PDP) representado por:

  • Vereador: José Mussoi
  • Vereadora: Alice Baggio
  • Vereadora: Beatriz Luza
  • Vereadora: Irma Caon
  • Vereador: Ademir Gelain

Partido Social Popular (PSP) representado por:

  • Vereador: Silvino Gelain                      
  • Vereadora: Lorita Lusa
  • Vereadora: Marivone Paviani
  • Vereador: Adelar Stuani

A Mesa Diretora foi formada por:

  • Presidente: José Mussoi
  • Vice-Presidente: Adelar Stuani
  • 1ª Secretária: Marivone Paviani

A Sessão Simulada dos Vereadores da Bela Idade, instituída através Decreto Legislativo nº 04 de 16 de junho de 2014 (de autoria dos ex vereadores Silvino Maróstica e Ildo Stangherlin), tem o intuito de promover a valorização dos idosos de nosso município proporcionando a integração deles aos trabalhos desta Casa Legislativa, podendo manifestar-se expondo suas demandas. É destinada a propiciar o desenvolvimento da cidadania bem como promover a divulgação e o conhecimento da atividade legislativa junto ao grupo da terceira idade do município de Nova Pádua.

O Padre José Mussoi repassou o uso da palavra a cada um dos Vereadores da Bela Idade para que pudessem expor e defender seus posicionamentos e indicações, que elaboraram nas mais diversas áreas. Todas as propostas serão analisadas pelos vereadores titulares durante a semana e, se aprovadas, posteriormente encaminhadas ao Prefeito Municipal para que ele possa analisá-las e dentro do possível atendê-las.

Estiveram presentes também o Prefeito Municipal, Sr Danrlei Pilatti, o Vice Prefeito Municipal, Sr Inácio Sonda, além de familiares dos Vereadores da Bela Idade.

Iniciada a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Nova Pádua, o Vereador Francisco Alessi (Republicanos) prestou o juramento e tomou posse no início da sessão assumindo a vaga do vereador Antonio Rode (Republicanos) durante sua licença de 30 dias. Após,  os Vereadores debateram sobre assuntos de interesses locais, e após aprovaram as seguintes Proposições:

PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 01, DE 05 DE OUTUBRO DE 2021 – Acrescenta inciso ao art. 43 e ao § 2º do art. 54 e parágrafos ao art. 82-B da Lei Orgânica.

A proposição foi aprovada em segundo turno por unanimidade e assim considerada definitivamente aprovada e pronta para ser promulgada pelo Presidente do Poder Legislativo como Emenda à Lei Orgânica Municipal, pois cumpridos todos os requisitos estabelecidos pela Lei Orgânica Municipal: a) discussão em dois turnos; b) intervalo mínimo de dez dias entre as votações; c) obtendo ao menos dois terços dos votos dos Vereadores em cada votação.

PROJETO DE LEI Nº 044, DE 29 DE OUTUBRO DE 2021 - “Lei Orçamentária anual – LOA, Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Nova Pádua para o exercício financeiro de 2022”.

De acordo com o Poder Executivo, a Proposta Orçamentária para o exercício financeiro de 2022 – LOA foi elaborada em cumprimento ao artigo 150 da Constituição Estadual, observando as orientações definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Municipal nº. 1.258, de 15 de setembro de 2021, e ainda os programas e ações contidos na Lei nº. 1.249, de 29 de junho de 2021, que estabelece o Plano Plurianual 2022–2025.

Nesta semana, foram protocolados os seguintes Projetos de Lei:

PROJETO DE LEI Nº. 048, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2021 - “Altera o caput do artigo 4º da Lei Municipal nº 329, de 14 de julho de 1998”.

O presente Projeto de Lei visa adequar a legislação municipal às características dos órgãos cujos representantes compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – COMDAP. Isto porque muitos de tais órgãos não dispõem de pluralidade de integrantes que possam se alternar no COMDAP a cada dois anos; permitindo assim a recondução sem número limite.

Outrossim, alterou-se a duração do mandato de dois para quatro anos a fim de coincidir com os mandatos do Poder Executivo, de forma a facilitar sua representação no COMDAP sempre com membros efetivamente presentes durante a integralidade do período; evitando-se periódicas substituições de conselheiros que porventura deixarem de pertencer ao órgão que o indicou.

PROJETO DE LEI Nº. 049, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2021. “Altera o caput dos artigos 4º e 5º da Lei Municipal nº 964, de 1º de outubro de 2013”.

O presente Projeto de Lei visa adequar a legislação municipal às características dos órgãos cujos representantes compõem o Conselho Municipal de Proteção Ambiental – CMPA. Isto porque muitos de tais órgãos não dispõem de pluralidade de integrantes que possam se alternar no CMPA a cada dois anos; permitindo assim a recondução sem número limite.

Outrossim, alterou-se a duração do mandato de dois para quatro anos a fim de coincidir com os mandatos do Poder Executivo, de forma a facilitar sua representação no CMPA sempre com membros efetivamente presentes durante a integralidade do período; evitando-se periódicas substituições de conselheiros que porventura deixarem de pertencer ao órgão que o indicou.

Os Projetos de Lei serão enviados para as comissões e seguirão seu trâmite regimental.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 06 de Dezembro de 2021, às 19 horas, no Plenário da Câmara.


Conteúdo Rodapé