Portal Destaque
Ir para conteúdo principal
Logotipo Print
Conteúdo Principal

HINO DO MUNICÍPIO
O hino oficial do Município de Nova Pádua foi instituído pela Lei Municipal nº 772, de 21 de outubro de 2008. O música, arranjo e letra são do Maestro da Banda Santa Cecília de Nova Pádua, Sr. Lino José Peccati. O hino foi criado e cantado pelos paduenses e exalta as belezas naturais, o espírito acolhedor e a história de trabalho, luta e vitórias do povo paduense.

Letra do Hino:
Nova Pádua, ó bela Pádua
Cheia de encantos mil
Serena e hospitaleira
És orgulho do Brasil

Entre vales verdejantes
Num cantinho do Rio Grande
Com suas vinhas e doces uvas
É Nova Pádua que se espande

O imigrante Italiano
Com sua luta redobrada
O futuro foi semeando
E a vitória alcançada

Brava gente Paduense
Orgulhosa por vencer
Com o trabalho do seu povo
O progresso viu nascer

Nas manhãs de primavera
As lindas flores a perfumar
Um ar puro que a noite traz
Terra querida eu vou te amar



BRASÃO DO MUNICÍPIO

O Brasão do Município de Nova Pádua foi criado através da Lei Municipal 52/1993, de 28 de junho de 1993. Conforme a Lei, o escudo tem formato elíptico (oval), caracterizando na parte superior a formação geográfica do Município, revela sua característica montanhosa, os rios, cascatas e a araucária representando nossa vegetação, assim como, o nascer do sol. Na parte inferior, uma roda dentada e um cacho de uva representando as indústrias e a produção vinífera.

Na parte superior da elipse, a coroa com cinco torres que representam a autonomia do Município.
Ao redor, na base da elipse, estão distribuídos os principais produtos agrícolas produzidos no nosso Município, dando destaque a uva como principal produto e os hortifrutigranjeiros que representam a base da economia do Município.

Na base do brasão, a faixa com os dizeres: 20-03 - NOVA PÁDUA - 1992, data da criação e nome oficial do Município. O brasão tem como cores predominantes, o verde e o vermelho. O mesmo foi escolhido através de voto direto dos munícipes paduenses no dia 18 de julho de 1993.
 



BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Nova Pádua também tem a sua Bandeira Municipal, para representar o Município nas solenidades, semana da Pátria, entre outros.A Bandeira oficial de Nova Pádua foi criada através da Lei Municipal 53/1993, de 26 de junho de 1993. De acordo com a Lei, a bandeira tem como cores oficiai o azul, branco e verde, em três faixas oblíquas representando:

AZUL - Representa nossos rios, cascatas e nosso céu.
BRANCO - Representa a integração e a mensagem de paz do seu povo.
VERDE - Representa a riqueza de nossa cultura, a ecologia e a esperança do povo.

A cor azul será disposta na faixa da extremidade interna, a cor verde na faixa da extremidade externa e a branca no centro da bandeira. No centro da faixa branca da bandeira consta o Brasão do Município.
 



BANDEIRA DO MERCOSUL

A Câmara Municipal de Nova Pádua no dia 27 de outubro de 2014, passou a cumprir a Lei Federal nº 12157 de 23 de dezembro de 2009, que determina a obrigatoriedade da Bandeira do Mercosul nos órgãos federais, nos poderes, nas prefeituras e nas câmaras municipais.

A Bandeira do Mercosul representa o Mercado Comum do Sul, formado pelos estados pelos Países do Brasil, Argentina ,Uruguai, Venezuela e Paraguai União estas instituída por meio de tratado de assunção em 1991 Ele implica a livre circulação de bens, serviços e produtos entre seus países.

Conteúdo Rodapé