Portal Destaque
Ir para conteúdo principal
Logotipo Print
Conteúdo Principal
28/09/2021

Câmara aprova Projetos de Lei que denominam as "Estradas do Interior".

...

COMPARTILHAR

No dia 27 de Setembro de 2021 foi realizada, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a trigésima sexta sessão ordinária de 2021, solenidade que contou com a presença dos vereadores Maico Morandi, Giseli Boldrin Rossi, Deise Bunai, Lino Peccati e Gilnei Smiderle (Progressistas), Demétrio Pan e Leandro Martello (MDB), Antônio Rode (Republicanos) e Vinícius Salvador (PSDB), além dos servidores do Poder Legislativo e dos munícipes.

Iniciada a Sessão, os vereadores debateram sobre assuntos de interesses locais, e após aprovaram as seguintes proposições:

PROJETO DE LEI Nº 042, DE 16 DE SETEMBRO DE 2021 – “Altera redação de parágrafo e inclui incisos na Lei Municipal nº. 1.111, de 23 de maio de 2018”.

Este Projeto de Lei objetiva revisar as condições de pagamento na hipótese de o Município optar pela recompra de imóvel previamente vendido pelas regras do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVA PÁDUA – PRODENP, instituído pela Lei Municipal nº. 1.111, de 23 de maio de 2018. Referida alteração legislativa vislumbra conferir primazia ao interesse público, de forma a evitar prejuízos futuros aos cofres públicos.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 003 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Belluno", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Belluno", a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, de fronte da Propriedade de Gaspar Vedana, circundando todo o monte passando pelos cruzamentos da Via Padova e Via Treviso, retornando até a Estrada Curuzu numa extensão de 7.271,00mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partiram a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália. É junto homenagear com o nome de Belluno uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 004 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Bonito”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Bonito", a via pública que inicia a partir da Estrada Rota Belezas Coloniais em frente a família de Jose Vezzaro, passando de frente da Propriedade da família de Luizinho Gelain, cruzando a Estrada Rota Belezas Coloniais, passando de fronte a Igreja da Comunidade do Bonito e Cerro Grande, até a encruzilhada das Estradas Grantorto/Cerro Grande, numa extensão de 6.930mts.

O nome de “Estrada Bonito”, deve-se ao fato de que este Travessão possui 36 colônias. O travessão é contornado pelo Rio Mützel. Referido nome conta a história segundo relatado pelo Padre Antônio Galioto que os imigrantes quando terminaram o corte da mata nativa para os agrimensores poder traçar as terras, lá do alto onde hoje está a Capela, olharam para trás, para o sul e disseram: “olha que Travessão Bonito”, era uma linha reta, até a Divisa, hoje Nova Pádua, e por isso chamaram de Travessão Bonito.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 005 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Cerro Grande”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Cerro Grande”, a via pública que inicia a partir da Estrada Barra, até a encruzilhada das Estradas Grantorto/Bonito, numa extensão de 2.200mts.

O nome de “Estrada Cerro Grande” deve-se ao fato de que este Travessão possui apenas 20 colônias que descem o vale do Rio das Antas.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 006 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Cerro Largo”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Cerro Largo”, a via pública que inicia a partir da Estrada Francisco de Barros Accioli de Vasconcelos, passando de frente a Igreja da comunidade do Cerro Largo até o acesso da propriedade da família de Antonio Marcante, numa extensão de 3.333,00mts.

O nome “Estrada Cerro Largo” deve-se ao fato de que este Travessão possui 27 colônias, bastante diferenciadas em tamanho, por causa do Rio das Antas que está ao Norte deste Travessão. O referido nome tem a ver com o dicionário de que “Cerro” é um monte, um penhasco, ou paredão, mas como é largo, aberto, alguém na época, sem saber quem, o chamou de “CERRO LARGO”.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 007 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Curuzu”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Curuzu”, a via pública que inicia a partir da Rotatória Sacarolla, passando em frente à Igreja da Comunidade do Curuzu até o acesso da família de Olinto Lusa, numa extensão de 3.817,00mts.

O nome de “Estrada Municipal do Travessão Curuzu deve-se ao fato de que este Travessão Possui 40 colônias, com diversas dimensões para se adaptar ao Rio das Antas e ao Rio Curuzu. Variam desde os 104.062metros quadrados até os 322.000 metros quadrados. São terras muito montanhosas que dão para o Rio das Antas no poente e Rio Curuzu (ou oitenta) ao sul, também muito pedregosas e difíceis de trabalhar. A razão do nome consta que o diretor da Colônia Caxias, na época, teria lutado na batalha do CURUZU, na Guerra do Paraguai, em 18 de maio de 1866, e por isso quis que o travessão levasse este nome que é uma derivação da língua guarani, falada no Paraguai, da palavra CRUZ = Curuzu.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 008 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Della Vendemmia”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Della Vendemmia”, a via pública que inicia a partir da Estrada Leonel Pereira Gomes, no acesso as famílias Boz/Vezzaro/Relosi, passando em frente a Capela do Travessão Leonel, cruzando a Estrada Leonel Pereira Gomes até a família Idamor Tonet, virando à esquerda, passando em frente empresa Substratos Dalle Mole LTDA., até a Estrada Ivo João Sonda, com uma extensão total de 3.510,00mt.

O nome da estrada significa em italiano: “Della Vendemmia: Raccolta dell'uva; il periodo in cui questa si effettua: si avvicina la vendemmia, anche, quantitativo di uva raccolta: una vvendemmia abbondante, scarsa”. Da Colheita: Colheita da Uva; o período em que isso ocorre: a colheita está se aproximando, também, quantidade de uvas colhidas: uma colheita abundante e escassa. Della Vendemmia em português, significa  a colheita, das uvas de vinho.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 009 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Divisa”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Divisa”, a via pública que inicia a partir da VRS 814 - Dom Benedito Zorzi, ao lado do cemitério de Nova Pádua, passando pelas comunidades do Divisa e São João Bosco, até a divisa entre os municípios Nova Pádua/Flores da Cunha, numa extensão de 5.715,00mts.

O nome de “Estrada Divisa deve-se ao fato de que este Travessão possui 29 colônias e que pelo simples fato de ser uma “divisa”, entre os travessões, que se estendia do sul ao norte e leste que vai do oriente ao poente, e o sul termina no Rio Oitenta.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 010 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Capoeirão”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Capoeirão”, a via pública que inicia a partir da Estrada Divisa, indo em direção da Vinícola Malacarne, até a divisa entre Nova Pádua/Flores da Cunha, numa extensão de 522mts.

A razão do nome das estradas do interior ser o nome da Própria Comunidade é uma forma de assegurar a igualdade entre as pessoas e as várias famílias que ao longo dos anos, em épocas diferentes, desde a imigração italiana até os dias de hoje, de alguma maneira, todas colaboraram para a construção do nosso Município.

Esta Comunidade está situada no limite que separa os Municípios de Nova Pádua e Flores da Cunha, sendo conhecida como popularmente de “Capoeirão”.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 011 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Ernesto Mützel Filho”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Ernesto Mützel Filho”, a via pública que inicia a partir da Estrada Rota Belezas Coloniais, em frente a propriedade da família Acelino Pereira dos Santos até a Estrada Ivo João Sonda, numa extensão de 2.818mts. A origem de seu nome, veio do agrimensor que mediu aquelas terras se chamava Via Ernesto Mützel Filho e deixou seu nome até hoje.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 012 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Fontaniva”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Fontaniva", a via pública que inicia a partir da Estrada Divisa, passando pela Vinícola Debon, até a divisa entre Nova Pádua/Flores da Cunha, numa extensão de 779,00mts.

Conforme a Lei Municipal nº 875 de 21 de dezembro de 2010. “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio de intercâmbio - Gemellaggio com a cidade de Fontaniva - Província di Pádova, na Itália e dá outras providências”. Sendo assim, é justo homenagear a Cidade Irmã com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 013 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Francisco de Barros Accioli de Vasconcelos”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Francisco de Barros Accioli de Vasconcelos”, a via pública que inicia a partir do Limite dos Municípios de Nova Pádua/Flores da Cunha seguindo até o lago da Barragem Castro Alves, numa extensão de 9.394,00mts.

Referido nome foi uma homenagem ao então diretor da Colônia de Caxias do Sul, que se chamava Coronel Francisco de Barros Accioli Vasconcelos, conhecido como Accioli, nome este que ficou conhecido e aceito até hoje nesta Comunidade.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 014 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Glodomiro Paredes”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Glodomiro Paredes”, a via pública que inicia a partir do Pórtico da cidade, na Rodovia VRS 814 - Dom Benedito Zorzi, cruzando a Estrada Rota Belezas Coloniais, até o acesso da propriedade da família de Jose Scremin, numa extensão de 4.605,00mts.

A origem do nome do travessão veio do agrimensor destas terras que se chamava Glodomiro Paredes, este designado no dia 8 de fevereiro de 1883, para medição desta colônia.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 015 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Irmã Benedita Zorzi", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Irmã Benedita Zorzi”, a via pública que inicia a partir da Estrada Glodomiro Paredes, passando pela empresa Vinícola Rancan ltda, até a divisa entre Nova Pádua/Flores da Cunha, numa extensão de 1.120,00mts.

Irmã Benedita Zorzi – a amiga das mães Irmã Benedita Zorzi nasceu no Travessão Paredes, Nova Pádua, quando ainda era distrito de Flores da Cunha. Benedita foi a principal parteira do Hospital Fátima por 27 anos, além de comandar a área de enfermagem, então sob a responsabilidade das Irmãs de São Carlos, que atuaram na instituição de fevereiro de 1957 até dezembro de 1998. Benedita consagrou-se como a principal parteira do hospital, ajudando a milhares de crianças virem ao mundo. Nascida em 8 de junho de 1916, Benedita era irmã de Dom Benedito Zorzi. Faleceu em 1º de agosto de 1990, aos  74 anos.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 016 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Belvedere Sonda”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Belvedere Sonda”, a via pública que inicia a partir da Estrada Rota Belezas Coloniais, passando pela rotatória de acesso ao ponto turístico denominado de Complexo Belvedere Sonda, seguindo até a Estrada Leonel Pereira Gomes, numa extensão de 5.097,00mts.

O nome “Estrada Belvedere Sonda”, deve-se ao fato de que atualmente o Complexo Belvedere Sonda ser um ponto turístico ancora no município de Nova Pádua, tendo toda a infraestrutura necessária para o recebimento de turistas, além de ser um local público. Faz jus este trecho ser denominado “Estrada Belvedere Sonda” justamente pelo complexo que lá existe, e também pelo fato de que todas as pessoas daquela região se localizam por este nome, e também para gerar ainda mais facilidade para os turistas reconhecerem que a estrada dá acesso ao Complexo Belvedere Sonda, sendo este, um ponto de referência para os turistas chegarem até outros estabelecimentos, como a Pousada Rugero, Adega Dom Camilo e Pousada a Capela.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 017 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Leonel Pereira Gomes”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Leonel Pereira Gomes”, a via pública que inicia a partir da Estrada Rota Belezas Coloniais, passando ao lado do cemitério da Comunidade do Travessão Leonel, até o acesso da propriedade da família de Anacleto Bianchin, numa extensão de 4.023,00mts.

A origem do nome, veio do agrimensor que mediu aquelas terras se chamava Leonel Pereira Gomes e deixou seu nome até hoje.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 018 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Rua Monte Grappa”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Rua Monte Grappa", a via Pública que inicia a partir da Rua João Sonda, seguindo até a Estrada Bonito, numa extensão de 1.246,00mts.

Monte Grappa  (1.775m) é uma montanha dos Pré - Alpes do Veneto, Itália. Situa-se entre a planície veneziana ao sul e as áreas alpinas centrais ao norte. A oeste separa -se do planalto Asiago pelo rio Brenta e a leste separa-se do maciço Cesen-Visentin pelo rio Piave.  Ao norte ficam o lago Corlo e o vale de Feltre. No passado, a montanha era chamada de Alpe Madre, e atualmente está dividida em três províncias: Vicenza a oeste, Treviso ao sul e Belluno ao nordeste. 

Alguns dos eventos da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial aconteceram no Monte Grappa, e um monumento memorial, a estátua da Madonna del Grappa (arruinada durante a Segunda Guerra Mundial, mas restaurada nos anos seguintes). Os restos mortais de soldados italianos e austro-húngaros que morreram na guerra são mantidos ali.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 019 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Padova", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Padova", a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, de fronte da propriedade da família de Dolarice Basso, até a Estrada Belluno, numa extensão de 666mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália.

É justo homenagear com o nome de Padova uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 020 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Padre Alessandro Pellegrini", a via Pública que menciona.

Fica denominada “Via Padre Alessandro Pellegrini", a via pública que inicia a partir da Estrada Barra, em frente a propriedade da família de Idalino Marin, até o acesso da propriedade da família de Ademar Baroni, numa extensão de 1.937,00mts.

Alessandro Pellegrini era filho de Luiggi Pellegrini e Angela Pastore. Nasceu no dia 6 de novembro de 1829, na Comune de Cavaion Veronese, Província de Verona, Itália.

Foi ordenado padre aos 25 anos de idade, em 15 de outubro de 1854. Veio para o Brasil em 1883, com 54 anos.

Foi com fé, um dos pilares da imigração, que nossos imigrantes superam os muitos e duros obstáculos que se apresentaram a eles nesta terra desconhecida. O colonizador imigrante Ângelo Arcaro registrou que, nesta terra, no exato dia dois de julho de 1887, foi rezada pelo Padre Alessandro Pellegrini a primeira missa no povoado de Nova Pádua município de Caxias, no Campo Santo (cemitério) que se localizava onde hoje está construída torre de telefonia, próximo ao ginásio de esportes. É justo homenagear o Padre com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 021 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Rovigo", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Rovigo", a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, indo até a Gruta Camana, numa extensão de 1.852mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália. É justo homenagear com o nome de Rovigo, uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 022 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Treviso”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Treviso”, a via pública que inicia a partir da Via Belluno, ao lado da Marin Industria De Vinhos Ltda, passando pela Via Vicenza e seguindo até o local denominado Barra do Rio da Antas, com uma extensão total de 6.783,00mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália. É justo homenagear com o nome de Treviso, uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 023 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Venezia", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Venezia" a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, até o cruzamento da via que vai para a propriedade de Calisto Menegat e Familas Pan, numa extensão 318,00mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália.

É justo homenagear com o nome de Venezia, uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 024 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Verona", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Verona", a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, de frente a propriedade da família Terezinha Paliosa Luza, indo até a Via Belluno, numa extensão de 1.292mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália.

É justo homenagear com o nome de Verona, uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 025 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Vêneto", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Vêneto", a via pública que inicia a partir da VRS 814 - Dom Benedito Zorzi, ao lado do Pórtico, seguindo até a Estrada Divisa numa extensão de 1.447mts.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália.

A região do Vêneto foi habitada desde a pré-história. A partir do século I a.C., fez parte do Império Romano, que incorporou os vénetos, como Regio X Venetia et Histria. Depois da queda do Império Romano, foi invadida por diversos povos bárbaros (godos, hérulos, hunos e lombardos). Com 18.391 km², o Vêneto é a oitava maior região de Itália. Tem limites a leste com o Friul-Veneza Júlia, a norte com a Áustria (Tirol e Caríntia), a noroeste com o Trentino-Alto Ádige, a oeste com a Lombardia, ao sul com a Emília-Romanha e a leste com o mar Adriático (Golfo de Veneza).

É justo homenagear a Região do Veneto - Itália, com essa denominação.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 026 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Vicenza”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Vicenza”, a via pública que inicia a partir da Estrada Curuzu, entre as propriedades das famílias Viapiana/Calgaro, contornando o monte, até a Via Treviso, com uma extensão total de 3.560,00mt.

A denominação se dá em face de homenagear os descendentes italianos que aqui chegaram no final do século XIX. A região de onde partirão a maioria dos imigrantes é conhecida como Vêneto - Itália. É justo homenagear com o nome de Vicenza, uma das Províncias da Região do Vêneto - Itália, com essa denominação.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 27 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Del Fiume”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Del Fiume”, a via pública que inicia a partir da Rotatória Sacarolla, passando na frente do acesso a Balsa sobre o Rio das Antas, seguindo até a barragem Castro Alves (CERAN), com uma extensão total de 8.251,00mt.

A denominação dos nomes das “estradas do interior” se faz necessária como forma de facilitar a acesso dos condutores principalmente pessoas de fora que não conhecem o interior de Nova Pádua, bem como para fortalecer e incentivar a história, o turismo e preservar as tradições Italianas em nosso Município.

O nome da estrada significa em Italiano gramatical: Del Fiume: Corso d'acqua continuo, con portata più o meno costante. Do Rio: Fluxo contínuo de água, com fluxo mais ou menos constante.

É justo homenagear com essa denominação a estrada do nosso município, lembrando que esta estrada dá acesso ao Rio das Antas e une os municípios de Nova Pádua a Nova Roma do Sul, via Balsa.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 28 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Giuseppe Garibaldi”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Giuseppe Garibaldi”, a via pública que inicia a partir da Estrada Belvedere Sonda, na rotatória que dá acesso ao Complexo Belvedere Sonda, seguindo até Estrada Del Fiume, com uma extensão total de 1.560,00mt.

Giuseppe Garibaldi (1807-1882) foi um militar e guerrilheiro italiano. Participou do movimento nacionalista "Jovem Itália" que pretendia a unificação de toda a península sob a forma de república.

Nasceu em Nice, no sul da França, quando essa cidade pertencia ao reino da Sardenha, Itália, no dia 4 de julho de 1807. Filho do capitão da Marinha Mercante desde pequeno sonhou com aventuras marítimas.

Exilado no Brasil, participou da "Guerra dos Farrapos" e lutou na guerra entre a "Argentina e o Uruguai". De volta para a Itália participou de várias lutas pela independência italiana.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 29 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Cachoeirão”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Cachoeirão”, a via pública que inicia a partir da Estrada Del Fiume, em direção ao local denominado de Cachoeirão do Rio das Antas, com uma extensão total de 1.000,00mt.

O nome da estrada significa: Cachoeirão, torrente de água que corre ou cai formando, borbotão, turbilhão. Local, ou trecho de um curso de água, onde isso ocorre. É justo homenagear com essa denominação a estrada do nosso município lembrando que esta estrada do acesso ao ponto turístico do nosso município.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 030 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Itália”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Itália”, a via pública que inicia a partir da Estrada Bonito, em frente a propriedade da família de Bento Baggio, seguindo até a Estrada Rota Belezas Coloniais, com uma extensão total de 480,00mt.

Dar o nome de Estrada Itália é uma forma de homenagear o Pais mãe dos imigrantes Italianos que aqui chegaram no final do século XIX.

É justo homenagear com essa denominação uma estrada no interior, assim homenageamos todos os imigrantes italianos que imigraram daquele país e fundaram nossa Nova Pádua.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 031 de 06 de setembro de 2021.  Denomina “Via Bassano Del Grappa”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Bassano Del Grappa", a via pública que inicia a partir da Estrada Barra, seguindo em direção da família de Idalino Bet, passando de fronte a Empresa Anderson Marostica ME, seguindo até a Estrada Barra, numa extensão de 1.081mts.

Bassano del Grappa é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza muito famosa pela Ponte Degli Alpini e pela sua tradição e produção da bebida Grappa.

A grappa ou graspa é uma bebida alcoólica de origem italiana. Tradicionalmente, é feita a partir de bagaço, um subproduto do processo de vinificação. É justo homenagear com essa denominação Bassano del Grappa uma Estrada, assim nos faz lembrar essa desta cidade importante do norte da Itália.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 032 de 06 de setembro de 2021.  Denomina “Via GranTorto", a via pública que menciona.

Fica denominada “Via GranTorto”, a via pública que inicia a partir da Estrada Cerro Largo, ao lado da Igreja da comunidade, seguindo até o cruzamento da Estrada Bonito/Cerro Grande, numa extensão de 2.012,00mts.

GranTorto, também é um município Italiano da região do Vêneto, província de Pádua e famoso pelos seus moinhos. E esta estrada que liga esta comunidade antigamente também se destacava pela presença de moinhos, sendo lá construído o primeiro do Município.

É justo homenagear a essa via com essa denominação, desta forma não se perde a nossa história.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 033 de 06 de setembro de 2021.  Denomina "Estrada Rota Belezas Coloniais", a via pública que menciona.

Fica denominada "Estrada Rota Belezas Coloniais", a via pública que inicia a partir da Rotatória Sacarolla, passando pela Comunidade do Travessão Mützel, pelo acesso a Comunidade do Travessão Barra/Cerro Grande, pela Comunidade do Travessão Bonito e a Comunidade do Travessão Paredes, até o limite dos Municípios de Nova Pádua/Flores da Cunha, com uma extensão total de 10.900mts.

Este nome vem como forma de incentivar o turismo, eis que é essencial para buscar novas fontes de renda ao Município e aos Munícipes, tanto no incentivo aos restaurantes, hotéis, indústria, agricultura, vinicultura, agroindústria familiar, ao desenvolvimento do artesanato local, eis que movimenta toda cadeia produtiva e econômica, gerando mais consumo de alimentos e serviços,  fazendo com que seja criado uma infraestrutura melhor para o local e assim servir aos turistas e mudar para melhor a vida da população local.

 PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 034 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Estrada Barra”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Estrada Barra”, a via Pública que inicia a partir da Estrada Rota Belezas Coloniais, passando pela frente da Igreja da Comunidade do Barra, até o acesso da propriedade da família de Vergílio Rancan, numa extensão de 3.770mts.

O nome “Estrada Barra” deve-se ao fato de que este Travessão possui apenas poucos lotes. Referido nome Barra, deve-se ao fato de que bem na descida para a confluência onde o Rio Mützel entra no Rio das Antas, e por isso faz uma Barra.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 035 de 06 de setembro de 2021. Denomina “Via Fidelho Pauletti”, a via pública que menciona.

Fica denominada “Via Fidelho Pauletti”, a via pública que inicia a partir da Rua Fernando Abbott, seguindo até a gruta Nossa Senhora de Lourdes, numa extensão de 500mts.

A razão do nome da via se dá, pelo antigo morador hoje falecido o Sr. Fidelho Pauletti, nascido em 03/06/1920, e faleceu com 97 anos de idade, casado com Leonara Fochezato Pauletti, nascida em 28/10/1925. Fundador e Presidente do Esporte Clube Paduense, foi festeiro e fabriqueiro da paróquia de Nova Pádua. Teve uma pequena usina Elétrica no arroio e este fornecia energia para alguns moradores.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO nº 036 de 06 de setembro de 2021. Denomina "Gruta Nossa Senhora de Lourdes" a local público que menciona.

Fica denominada "Gruta Nossa Senhora de Lourdes" a Gruta que se localiza na Via Fidélho Pauletti, a 480 metros do início da desta.

A razão do nome deste local de Nossa Senhora de Lourdes, conta a história que alguns paduanos, viram neste lugar uma semelhança que faz lembrar o local de aparição da Nossa Senhora Lourdes - França. A Gruta se tornou local de devoção nos meados do ano de 2001 onde o Sr. Doracy Pauletti e outros paduanos começaram a organizar o local para visitação pública.

INDICAÇÃO 69/2021 - O vereador da bancada do Republicanos, solicita ao Exmo. Prefeito, conforme suas atribuições regimentais, para que estude a possibilidade de transmitir as Audiências Públicas ao vivo nas páginas do facebook e youtube da prefeitura de Nova Pádua.

Nesta semana, não foram protocolados Projetos de Lei.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 04 de outubro de 2021, às 19 horas, no Plenário da Câmara.


Conteúdo Rodapé