29/10/2019

Câmara concedeu honrarias de Cidadão Benemérito Paduense a quatro integrantes da Banda Santa Cecília

Sessão Solene ocorreu na noite desta sexta-feira (25), no Salão Paroquial e contou com a presença de mais de quatrocentas pessoas.

A solenidade teve como objetivo homenagear os Senhores Próspero Menegat, Sérgio Miozzo, Nestor Pecatti e Lino Pecatti com o Título de Cidadãos Beneméritos Paduenses para que através deste ato, registrar o reconhecimento da Cãmara de vereadores a esses quatro integrantes pelos 50 anos dedicados a cultura através da Banda Santa Cecília de Nova Pádua.

A solenidade contou com mais de 400 pessoas, entre eles representantes do executivo municipal, assessores do deputado federal Afonso Hamm e do deputado Estadual Sérgio Turra, representantes da imprensa escrita e falada, a Banda Santa Cecília de Marau entando juntamente com a Banda local os hinos e canções após o jantar, representantes de diversas entidades, amigos e familiares.

A solenidade contou com mais de 400 pessoas, entre eles representantes do executivo municipal, assessores do deputado federal Afonso Hamm e do deputado Estadual Sérgio Turra, representantes da imprensa escrita e falada, a Banda Santa Cecília de Marau que entoou juntamente com a Banda local os hinos e outras canções após o jantar, amigos e familiares.

Durante a solenidade os parlamentares paduenses ressaltaram o papel crucial que a banda desenvolve no município de Nova Pádua e em todo o Rio Grande do Sul, uma vez que é a banda mais antiga do estado em ininterrupto trabalho, considerada por muitos um verdadeiro patrimônio cultural. Foi destacando também que é formada em sua maioria por agricultores e estudantes descendentes de italianos, voluntários de várias idades, que abdicam de tempo em prol da perpetuação da história da banda, no qual nenhum deles teve formação musical, mas souberam valorizar o que lhes foi ensinado repassando uma tradição muito valiosa, de amor, carinho e muito trabalho.

Próspero Menegat, Sérgio Miozzo, Nestor Pecatti e o Maestro Lino Pecatti que iniciaram em 1969 ainda permanecem colaborando, e com muita dedicação continuam com a entidade que orgulha o município e o Estado. Portanto é um prazer prestar esse Título de Cidadão Benemérito Paduense a esses cidadãos que tanto contribuíram e contribuem, se dedicando de forma voluntária para que a cultura, alinhada a Banda Santa Cecília permanecesse ativa.

Fotos: Luizinho Bebber