28/04/2023

Câmara homenageia Banda Santa Cecília pelos 110 anos de história

Sessão Solene ocorreu na noite desta quinta-quinta (27), no Plenário de Sessões Arlindo Joaquim Bigarella e contou com a presença de diversas autoridades e amigos.

A solenidade, que teve inicio as 19 horas, do (27) de abril do corrente ano, teve como objetivo homenagear a Banda Santa Cecília para que através deste ato, registrar o reconhecimento da Câmara de Vereadores pela registrar o nosso reconhecimento a esta entidade que é um patrimônio cultural do município de Nova Pádua e de nosso Estado.

A solenidade contou como plenário lotdo, entre eles representantes, estavam Prefeito Danrlei Pilatti, Vice-Prefeito Inácio Sonda, Secretários municipais, Presidente do Poder de Flores da Cunha Diego Tonet e do vereador Guga Forlin, Ex Prefeito Itamar Bernardi e Ronaldo Boniatti, Assessor do deputado Estadual Guilherme Pasin, Soberna Aline Marin e Mamma Mia Alice Baggio da 15ª Feprocol, Historiadora Nair Panizzon Baroni e demais amigos, e familiares do entidade.

Durante a solenidade os parlamentares paduenses  e o Prefeito Municipal em seus pronunciamentos ressaltaram o papel crucial que a banda desenvolve no município de Nova Pádua e em todo o Rio Grande do Sul, uma vez que é a banda mais antiga do estado em ininterrupto trabalho, considerada por muitos um verdadeiro patrimônio cultural. Foi destacando também que “é formada em sua maioria por agricultores e estudantes descendentes de italianos, voluntários de várias idades, que abdicam de tempo em prol da perpetuação da história da banda, no qual nenhum deles teve formação musical, mas souberam valorizar o que lhes foi ensinado repassando uma tradição muito valiosa, de amor, carinho e muito trabalho.”

A musicista Morgana Decosta, agradeceu em nome da entidade o reconhecimento e enalteceu a importância do papel do maestro, do apoio dos amigos apoiadores, familiares e do Poder Público para continuação dessa história.

Apos a solenidade os presentes e demais amigos participaram de um jantar comemorativo no Galpão do CTG Laço Italiano.

Vereadores Presentes: Giseli Boldrin Rossi, Deise Bunai, Maico Morandi, Vinícius Salvador, Lino Peccati, Gilnei Smiderle, Antônio Rode, Leandro Martelo, Doracy Pauletti.

Fotos: Nery