23/11/2016

Jovens participam do Projeto Vereador Junior 2016

Os alunos apresentaram nove indicações, voltadas para as áreas da cultura, educação, segurança, infraestrutura, turismo, esporte e agricultura....

Na segunda-feira, 21 de novembro, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain participaram da simulação da sessão plenária, com o objetivo de adquirir noções de cidadania e democracia, através das funções dos trabalhos exercidos no Poder Legislativo.

Os alunos representaram dois partidos fictícios: o Partido Jovem do Futuro (PJF) dos vereadores Bernardo Sonda (Presidente), Rodrigo Rossi (Vice-Presidente), Cristhian Rancan (2º Secretário), Rian Menegat e Vinícius Salvador. E o Partido Jovem Inovador (PJI), dos vereadores Bruna Sonda (1ª Secretária), Douglas Toscan, Eduarda Pan e Júlio Reginato. O Projeto foi coordenada pela professora Lenita Sonda.

A iniciativa nasceu com o Decreto Legislativo nº 01/2008, de 04 de abril de 2008, destinado a propiciar o desenvolvimento da cidadania e uma maior divulgação da atividade legislativa para o conhecimento da população, visando desde cedo estimular as práticas da participação popular.

Seguem abaixo as indicações apresentadas pelos estudantes:

Indicação 01/2016 da vereadora Bruna Sonda, para que seja estudada a possibilidade de complementar o Projeto Jogar e o Projeto do Curso de Violão com a organização de novas oficinas que contemplem o artesanato, teatro, entre outros.

Indicação 02/2016 do vereador Cristhian Rancan, para que seja estudado após a contratação dos profissionais da creche seja estudada a possibilidade de ser implantado um meio de transporte para o deslocamento das crianças até a creche.

Indicação 03/2016 do vereador Bernardo Sonda, para que o Poder Executivo estude a possibilidade de implantar uma guarda municipal em Nova Pádua.

Indicação 04/2016 do vereador Vinicius Salvador, que solicita ao Poder Executivo a acessibilidade em prédios públicos, privados e nas vias de acesso, visando a inclusão de pessoas com deficiência física, bem como à pessoas idosas ou com imobilidades físicas.

Indicação 05/2016 da vereadora Eduarda Pan, para que seja realizada uma análise e conservação de patrimônio histórico como casas, moinhos entre outras construções que retomam a história de nossos antepassados.

Indicação 06/2016 do vereador Rodrigo Rossi, para que o poder público e a iniciativa privada aprovem a identificação e o reconhecimento dos diversos pontos turísticos que existem nas comunidades do interior do Município e passam despercebidos por não estarem devidamente identificados.

Indicação 07/2016 do vereador Rian Menegat, para que seja realizada a reforma da pista de Veloterra, para a prática do esporte e como forma de ampliar o número de competições bem como sua qualidade.

Indicação 08/2016 do vereador Douglas Toscan, para que seja estudada a possibilidade de ser construído um acostamento desde a Empresa “Baggio’s Carrocerias” até o trevo de acesso ao Travessão Curuzu e Nova Roma do Sul bem como seja cumprida a lei das calçadas pelos proprietários no sentido centro/interior.

Indicação 09/2016 do vereador Júlio Reginato, para que o município estude a possibilidade de subsidiar o pagamento das mensalidades aos alunos que desejarem estudar na Escola Da Família Agrícola situada na 3° Légua, Município de Caxias do Sul.

A simulação da sessão plenária contou com a presença do Prefeito Municipal Itamar Bernardi, Vice-Prefeito Ronaldo Boniatti, Secretários Municipais, Reverendo Pe. Mário Pasqual, Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain Benedita Galiotto Baroni, Professores, vereadores da Casa, vereadores eleitos, familiares dos alunos e demais pessoas da comunidade.

Fonte: Texto: Maicon Pan / Fotos: Cátia Tonello