28/05/2019

Vereadores aprovam Projeto que cria o Conselho Jovem Empreendedor Rural - CONJER

Na segunda, dia 27 de maio, às 19 horas, na Sala de Sessões Arlindo Joaquim Bigarella, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores sob a presidência do vereador Danrlei Pilatti, e as presenças dos vereadores Jéssica Boniatti, Maico Morandi, e Claudiomiro Tonet (Progressistas), Léo Sonda, Evanite L. Vedana e César A. Menegat (MDB), Silvino Maróstica e Dirceu Gizéria (PSDB).

Antes do início da sessão, às 18 horas, o Prefeito Ronaldo Boniatti e o Secretário de Administração e Fazenda, Pedro Fernando Wuttke Quintanilha, apresentaram a avaliação das metas fiscais, receitas e despesas do município, do 1º quadrimestre deste ano.

Iniciada a sessão, os vereadores em seus pronunciamentos em plenário falaram sobre assuntos diversos, com destaque para os seguintes tópicos: Os números apresentados pelo Prefeito durante a audiência; as manifestações nas ruas no dia 26 em favor as pautas do Presidente Jair Bolsonaro; a Municipalização do Ensino Fundamental da Escola Luiz Gelain, e da VRS 814, entre outros.

Na ordem do dia, foram também discutidos e aprovados por unanimidade, as seguintes proposições:

Indicação 33/2019 Os vereadores da bancada progressista, solicitam à Mesa Diretora que após aprovada no plenário, que seja encaminhado ao gabinete do prefeito e a secretária da agricultura, com a finalidade de estudar uma forma de subsidiar a aquisição de estações meteorológicas para os agricultores interessados, desde que esses dados captados na propriedade onde a estação estiver instalada, sejam publicados em meios digitais públicos para a auxiliar aos demais agricultores da região.

Indicação 34/2019 Os vereadores da Bancada do MDB, dentro da decisão do Plenário, conforme atribuições regimentais, vêm requerera Mesa Diretora, para que seja oficializada esta indicação ao Exmo. Presidente, para que seja criado um instaram para câmara de vereadores, divulgar os trabalhos legislativos, das comissões e dos vereadores, reforçando a transparência em nosso município, sendo um ótimo meio de divulgação nas redes sociais principalmente para deixar a comunidade informada das atividades legislativas.

Indicação 35/2019 Os vereadores da bancada progressista, solicitam à Mesa Diretora que após aprovada no plenário, seja encaminhado ao gabinete do prefeito e a secretaria do turismo, com a finalidade de estudar a possibilidade de instalar placas informativas nas capelas, com um breve histórico das primeiras famílias da comunidade, datas de construção, e também incluir em um lado da placa, mapa das colônias do travessão. (Anexo I, modelo)

Indicação 36/2019 O vereador Claudiomiro Tonet, da bancada do Progressistas, dentro da decisão do Plenário, conforme atribuições regimentais, solicita ao Exmo. Prefeito Municipal, para que através da Secretaria de Obras seja realizado o alargamento da estrada desde o término do asfalto na Rua João Sonda até a residência do Sr. Darci Perosa, na estrada secundária ao Travessão Bonito, facilitando assim o deslocamento de veículos, escoamento de produção e acesso aos turistas, bem como ter a base pronta para futuro asfaltamento.

Indicação 37/2019 O vereador Claudiomiro Tonet, da bancada do Progressistas, solicita à Mesa Diretora que após aprovada no plenário, seja encaminhada através da secretaria desta casa legislativa, um ofício ao Daer solicitando que reinstale a placa que indica a localização de Nova Pádua no trevo da ERS 122, com a devida quilometragem e em local visível para facilitar o acesso dos motoristas que se deslocam de outros Municípios. Caso a empresa não tenha condições, que o DAER autorize o Município que através da Secretaria de Obras possa efetuar a colocação da referida placa.

Indicação 38/2019 O vereador Claudiomiro Tonet, da bancada do Progressistas, solicita à Mesa Diretora que após aprovada no plenário, seja encaminhada através da secretaria desta casa legislativa, um ofício ao Daer para que instale placas no decorrer da RS 122, informando a localização do Município de Nova Pádua com a devida distância de quilometragem, facilitando assim o acesso dos motoristas e turistas que se deslocam de outros Municípios. Caso a empresa não tenha condições, que o DAER autorize o Município que através da Secretaria de Obras possa efetuar a colocação da referida placa.

E de origem do Executivo, o Projeto de Lei nº 017, de 20 de maio de 2019 que “Dispõe sobre a criação do conselho jovem empreendedor rural e do fundo do jovem empreendedor rural e dá outras providências”.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 03 de junho de 2019, às 19 horas, no Plenário da Câmara.

Texto: Aline Peccati